Você sabia que as panes elétricas estão entre as principais causas de incêndio em imóveis tanto residenciais quanto comerciais?
O uso inadequado das instalações elétricas fez aumentar a ocorrência de sinistros de incêndio. De acordo com Anuário Estatístico Brasileiro dos Acidentes de Origem Elétrica, o número de incêndios anuais dobrou e passou de 200 em 2013, para 448 em 2016. Em quase 100% dos casos, o incêndio aconteceu por aquecimento gerado por sobrecarga ou curto circuito.
Neste ano, um dos clientes da Rolf Seguros sofreu danos elétricos na sua empresa e acabou perdendo boa parte do seu patrimônio no incêndio.
Abaixo um link com o vídeo do incêndio que foi provocado por um raio que causou uma descarga elétrica e a alta tensão na bateria de um notebook dentro do escritório:
Nesses casos os seguros dos ramos Residencial, Condomínio e Empresariais contam com a cobertura de danos elétricos, que indeniza o segurado por perdas e/ou danos causados por conta de variações anormais de tensão, curto-circuito, descargas elétricas, entre outros riscos que envolvem eletricidade.
A Rolf Seguros, prezando pela segurança de seus clientes listou abaixo algumas medidas preventivas para curto-circuitos:
Voltagem:
Ao ligar equipamentos, verifique se a voltagem da tomada (127 ou 220 volts) é igual à indicada no manual do aparelho.
Emissão de calor:
Não deixe os aparelhos que emitam calor ligados por muito tempo, como por exemplo aquecedores durante a noite toda no Inverno. Esses equipamentos exigem alta carga de fluxo de energia. Deixá-los ligados por muito tempo é extremamente perigoso.
Esteja sempre alerta:
Muita atenção com o ferro elétrico. É comum o eletrodoméstico ser esquecido ligado. Além de desperdiçar energia, o ferro ligado pode provocar acidentes.
Evite o “faça você mesmo”:
Instalações elétricas são perigosas e exigem cuidados extras e experiência. O ideal é sempre pedir ajuda de profissionais qualificados para deixar a sua casa ou escritório sempre livres de risco.
Eletricidade e água não combinam:
Mantenha sempre os cabos condutores de eletricidade longe de ambientes úmidos, principalmente no banheiro. Evite ligar barbeadores ou depiladores elétricos logo após o banho.
Atenção ao seu projeto elétrico:
Projeto elétricos bem planejados garantem a boa distribuição do fluxo de energia e garantem sempre a segurança no futuro.
Manutenção das instalações elétricas:
Caso houver uma queda constante de disjuntor em determinada área, procure um especialista. A manutenção das instalações elétricas é bastante importante também para garantir a qualidade dos cabos de transmissões de energia elétrica.
Ao fazer manutenção, desligue o disjuntor.
Antes de qualquer manutenção ser feita em sua rede elétrica, certifique-se de que a chave geral (disjuntor) foi desligada.
Cuidado com os extensores e réguas:
Sobrecarregar a sua tomada com diversos equipamentos eletrônicos pode comprometer a segurança da sua casa ou escritório. É comum utilizar (T’s), ou mesmo extensões, para ligar vários equipamentos em uma mesma tomada. Esta prática muito comum pode causar sobrecarga, aquecimento dos fios e curto-circuito. A dica é evitar ligar mais de um equipamento na mesma tomada.
Se estiver interessado em contratar um seguro com a cobertura de Danos elétricos entre em contato com a Rolf Seguros e solicite uma cotação.